Thursday, November 23, 2017

Somos Vovôs em Missões

Completei 60 anos na semana passada! E agora?


“Estão pensando em aposentar?”, ouvimos regularmente. Bem, na realidade não. Não no sentido de parar com nosso trabalho. somos gratos em poder continuar. Vivemos juntos por semanas ou meses com vários grupos de jovens. Aprendemos juntos a transmitir o amor de Jesus para crianças e famílias que vivem em situações adversas e descobrimos como viver cada vez mais como Jesus. Curtimos poder fazer isso tanto no Brasil como em países da Ásia, e agora na Holanda através da Escola Crianças em Risco que iremos liderar em breve na base da JOCUM, na Holanda.

V-V-M

Mas sim, estamos ficando um pouco mais velhos. “Trabalham com qual organização?” perguntou-me uma senhora do grupo de esporte que participo. “Com a JOCUM: Jovens com Uma Missão”, respondi. Ela me olhou meio incrédula. Bem, meu cabelo está cada vez mais branco, minha pele com rugas, estou usando um aparelho ortopédico no pé para poder andar direito, enfim, não sou mais tão jovem assim...

Há 37 anos, quando começamos essa aventura na JOCUM, realmente éramos bem jovens ainda. Mas e agora? Talvez devêssemos mudar o nome para V-V-M: “Vovôs e Vovós em Missões”!

Loren e Darlene são os fundadores da JOCUM, Loren já tem 82!
Mudança de ritmo

Algumas coisas mudam na medida em que a idade avança. Antes, quando as crianças eram pequenas, achávamos normal trabalhar duro seis dias por semana num ministério crescente e com uma família em expansão. Às vezes olhamos para trás e pensamos como dávamos conta de tudo isso... Bem, o ritmo mudou um pouco, e hoje necessitamos de um pouquinho mais de tempo para as coisas que costumávamos fazer num instantinho.

Ensinando os alunos a fazer uma programação com as crianças numa favela nas Filipinas.
Senhor, o que podemos fazer?

Mas continua fascinante ver como Deus quer nos usar, guiar e ajudar. Continuamos no processo de busca por Sua direção. O planejamento fica um pouco mais curto; em vez de fazer planos para os próximos dez anos, olhamos só um ou dois anos para frente, sempre levando em conta que a situação da nossa saúde pode mudar rapidamente.

Mas a dinâmica de buscar a vontade de Deus fica a mesma: “Senhor o que podemos fazer?” E cremos que no ano que vem devemos liderar o curso Crianças em Risco aqui na Holanda com foco em iniciar ministérios com crianças refugiadas. Depois disso iremos voltar por uns anos para Brasil para fortalecer os cursos existentes de Crianças em Risco por lá. E depois?...

Não temos certeza ainda, mas talvez iremos focar mais em regiões da Ásia, Oriente Médio e África. Há crianças em situação de risco em todo lugar, e também existem bases da JOCUM espalhadas no mundo todo que gostariam que a gente fosse lá para dar a Escola Crianças em Risco a fim de treinar os obreiros e fortalecer os ministérios para alcançar cada vez mais crianças e famílias. Continua o mesmo processo de dependência de Deus, de sempre voltar e entregar nossas vidas novamente ao Senhor e deixá-lo nos usar.


Sentimento de solidão

Mas de vez em quando isso traz um sentimento de solidão: Não pertencemos a nenhum lugar totalmente. Estamos num local por algumas semanas ou meses, talvez um ano, mas logo partimos. Gostamos muito do tempo que passamos onde estamos, como agora, por exemplo, na nossa casinha na pequena cidade de Ermelo na Holanda, no seio da família e entre amigos, mas sabemos que é apenas temporário. O que nos consola é a certeza de que, seja onde for, Deus está conosco, nosso Pai amoroso, que nos conhece melhor do que qualquer um.


Sentimentos de insegurança

Às vezes batalhamos com sentimentos de insegurança: será que as pessoas, como vocês que nos apoiam em oração e finanças, vão continuar nos apoiando? Será que nossa comunicação está sendo adequada e clara sobre como o Senhor nos guia e sobre no que cremos? Sobre o fato de que muitas crianças estão sendo alcançadas através do treinamento que damos aos jovens missionários?

Quando ainda liderávamos a base da JOCUM em BH, com suas casas, ministérios, crianças, jovens e famílias, era tudo um pouco mais claro. Mas agora que estamos transformando essa bagagem em aulas e lições para treinar outros, será que isso está claro para as pessoas que nos acompanham há tantos anos? Caso tenham algum conselho para nos passar, gostaríamos muito de ouvir de vocês. Mas mesmo com todas essas perguntas sabemos que Deus cuida de nós, que Ele sabe do que necessitamos; Ele é fiel e continua nos surpreendendo cada vez.


Mais de 30 milhões de crianças refugiadas

Então continuaremos caminhando. A próxima tarefa que estamos preparando é a escola Crianças em Risco aqui na Holanda. As aulas serão de Janeiro a Março, seguidas de três meses de prático, provavelmente em algum campo de refugiados no sul de Europa ou no Oriente Médio; ou talvez em Uganda, onde há mais de um milhão de refugiados do Sudão do Sul, ou mesmo em Bangladesh onde quase um milhão de Rohingyas procuraram refúgio por causa dos conflitos em Mianmar. No mundo hoje existem mais de 65 milhões de refugiados, metade disso são crianças. Todas com suas necessidades e traumas, mas também todas amadas e conhecidas pelo Senhor Jesus. Vocês podem orar por essa escola? Para que tenhamos os alunos certos, e para que ao final da escola eles saibam para onde o Senhor os está chamando e onde podem estar servindo crianças para mostrá-las o amor de Jesus. A escola será somente em Inglês. Para mais informação entre no site: http://ywamheidebeek.org/car/

As escolas “Crianças em Risco” são cursos modulares, internacionais e integrados,
com duração de três meses e fazem parte da "Universidade das Nações".

Ficando ocupados
Enquanto isso estamos com a tarefa desafiadora de fazer um site para servir às Escolas Crianças em Risco mundo afora. Acabamos de ter uma reunião internacional com um grupo que já lidera este curso no Brasil, África do Sul e Índia. Semana passada tivemos a oportunidade de dar uma apresentação para um grupo de estudantes num colégio bem conceituado aqui na Holanda sobre desenvolvimento internacional. Foi bem legal.

Tempo de qualidade com a família
Obviamente estamos também tentando ter tempo de qualidade com nossos filhos e netos que moram aqui na Holanda. Nossos netos, filhos de Pieter e Melissa, já passaram uns dias aqui em casa durante as férias da semana de criança. Dilma e Davi devem passar duas semanas aqui na época de Natal. E Michele e Romeu e filhos estão vindo por 3 meses pra Holanda no final do ano. Estamos com bastante saudades deles, pois já faz um ano que não nos encontramos. Somente Johanneke e Jonathan não estarão aqui neste Natal, mas devemos nos encontrar no ano que vem, quando eles estarão de mudança do Brasil para Inglaterra. Sabemos quão abençoados somos tendo uma família assim. Oramos regularmente por aqueles que se sentem só, sofrem dores e perseguições....

Pontos de oração:
  • Agradeçam pela nossa saúde;
  • Orem pela Escola Crianças em Risco que iremos liderar em Janeiro de 2018, na base da JOCUM de Heidebeek, na Holanda;
  • Agradeçam pelas muitas bases da JOCUM pelo mundo, e orem para que cada vez mais bases desenvolvam ministérios com crianças desfavorecidas;
  • Orem pelos refugiados ao redor do mundo, especialmente as crianças;
  • Agradeçam pela família, amigos e os todos que nos apoiam;
  • Agradeçam a Deus por sua fidelidade.

 
Natal

Desejamos a todos um Natal onde o Senhor Jesus será o centro de tudo. Somos tão gratos por tudo que Ele fez, pelo amor tão grande de Deus por este mundo e por todos nós pessoalmente. Oramos para que muito mais pessoas possam conhecê-lo este Natal.

Desejamos a todos vocês as mais ricas bênçãos.

Com muito amor,

Johan e Jeannette

No comments:

Post a Comment