Sunday, February 21, 2016

Você não deve apagar a luz durante carnaval!

“Vi como Deus está cuidando de mim até nos mínimos detalhes: quando meu creme dental acabou, encontrei um tubo novo no meu travesseiro, e hoje de manhã quando precisei de 90 reais para o transporte para o evangelismo de carnaval, achei 100 reais no bolso da minha calça que alguém tinha colocado…”

“Não consegui dormir à noite, estava tão inquieta. As aulas mexeram demais comigo. De repente, alguém colocou a mão no meu ombro. Era minha companheira de quarto. “Vamos orar juntas?”, ela sussurrou. Também não conseguia dormir. Mas depois que terminamos de orar e deixar nossos pensamentos e preocupações com o Senhor, dormimos como anjinhos!”
 

Uma nova família Jocumeira de 50 pessoas

Assim ouvimos vários testemunhos dos nossos alunos. No início de Janeiro começamos com 31 alunos e 19 obreiros o programa de treinamento de 8 meses no Rio de Janeiro. Mas vimos vários milagres acontecerem antes mesmo deste começo. Tínhamos anunciado o programa crendo que era o plano de Deus, e que Ele iria prover. Fizemos o website, aceitamos os primeiros alunos, mas ainda não tínhamos o local no Rio para realizar o programa. Fomos olhar algumas opções para alugar, mas era tudo muito caro. 

Milagres grandes e pequenos

De repente um pastor ofereceu o prédio da sua igreja que estava sendo pouco utilizado. Um lugar perfeito com vários dormitórios, cozinha industrial, refeitório que poderia também servir como sala de aula. Perto do centro do Rio, pertinho do metrô e dos trens, da supervia e com várias linhas de ônibus passando perto. Foi só o começo. As bases já existentes da JOCUM no Rio juntaram forças e conseguiram voluntários para pintar, limpar, reformar os banheiros e resolver muitos detalhes pendentes. Um membro da igreja ofereceu nos alugar um apartamento parcialmente mobiliado, praticamente ao lado da igreja, para durante todo o programa. Dezenas de alunos de 7 países diferentes se inscreveram, e obreiros de várias bases do Brasil vieram trabalhar conosco.
 

ETED e Escola CER

E assim, de repente temos uma nova “família” de 50 pessoas, que juntos no centro do Rio estão buscando a vontade de Deus para suas vidas e desejam espalhar o grande amor de Jesus. Muito especial e gostoso! Estamos curtindo este maravilhoso grupo de jovens que Deus mandou.

O programa todo se estende de Janeiro a Agosto e consiste de uma escola de Treinamento e Discipulado (ETED) e uma escola de Crianças em Situação de Riso (CER). Durante este período temos muitos dias de trabalhos práticos. 
 



No carnaval se passa todos os limites

No carnaval muitas pessoas fazem a festa durante os quatro dias e noites de folia e os excessos de álcool e sexo são os efeitos colaterais. O governo disponibilizou até 5 milhões de preservativos de graça, somente para época de carnaval. 
 

São dias quando muita gente passa os limites – o que eles depois lamentam. Mas as igrejas em geral ensinam os seus membros a não participar nesta festa, e geralmente organizam algum retiro ou acampamento durante esses dias de carnaval.

Não desliguem a luz!

“Mas”, Johan explicou aos alunos, “se nós somos a luz, e durante o carnaval nos retiramos da cidade para nos proteger contra o pecado do mundo, é como desligar a luz da cidade. Onde já tem tanta escuridão fica mais escuro ainda! Como cristãos deveríamos sair para as ruas nestas festas noturnas de carnaval e contar às pessoas, que na procura de amor e atenção se perdem no sexo e o álcool, onde podem encontram o verdadeiro Amor”.
 

Todos hospedados numa comunidade

Durante os quatro dias de carnaval ficamos então no meio de uma comunidade carente, nas dependências de uma entidade evangélica amiga da JOCUM. Dormindo no chão um ao lado do outro sobre colchonetes bem fininhos. Foi um choque para alguns de nós. Mas que tempo especial acabamos tendo! Durante os dias, visitas aos lares, programa para crianças, programa para mães e uma visita a uma casa de recuperação de dependentes químicos.
 

Grandes copos descartáveis de cerveja

E depois, das 22:00 às 2:00 da manhã, todo mundo caminhou junto para a avenida principal do bairro que tinha sido fechado para as festividades. Encontramos famílias inteiras, fantasiadas das maneiras mais diversas. Muitos pais com os seus filhos adolescentes vestiam roupas sensuais de mulher. Vimos mães com chifres de capeta com luzinhas vermelhas na cabeça acompanhadas de suas crianças pequenas e bebês nos braços. O que nos tocou foi o tremendo vazio numa festa assim, e quanta gente está à procura de alegria e sentido para suas vidas, e que pensam poder encontrar isso nos grandes copos descartáveis de cerveja.
 


“Vamos dar tudo!”

Os obreiros e os alunos tinham preparado um programa de evangelismo bem legal; fizeram peças de teatro, danças, teatro com fantoches, malabarismo, cuspiram fogo e formaram uma pirâmide humana. Isso chamava bastante atenção. Após o programa deram um testemunho curto e aí todos se espalharam para conversar com as pessoas em volta. Maravilhoso! Oraram com muitos adultos e crianças, e vários entregaram suas vidas ao Senhor aí mesmo.
 

E apesar de estarem todos cansados do programa tão intenso – e poucas horas de sono –, foram para as ruas todas as noites com entusiasmo crescente para propagar as boas novas do evangelho. Que privilégio poder trabalhar com um grupo de jovens tão legal! Estamos gostando demais!
 

“Ninho vazio”

Agora que estamos ficando no Rio por 10 meses, estamos longe de todos nossos 5 filhos. Sempre tinham alguns que moraram ao lado ou relativamente perto. Ninho vazio mesmo agora! Estamos com bastante saudade. 
 

Mas em Dezembro tivemos o privilégio de ter algumas semanas de qualidade com Johanneke, Jonathan, Michele, Romeu e os nossos netinhos: fizemos muita coisa legal, comemos muitas coisas bem gostosas, conversamos por horas a fio, fizemos biscoitos com as crianças, acampamos no quintal, andamos de patins, etc. Foi tão gostoso estar juntos assim, apesar da saudade que sentimos turma que mora na Holanda.
 

MUITÍSSIMO OBRIGADO!!


Queremos agradecer a todos que nos apoiaram nos últimos meses, seja em oração, finanças, encorajamentos, etc. É tão legal saber que tem pessoas que se importam conosco, nos apoiam, e nos dão suporte de muitas maneiras. Sem vocês seria impossível fazer este ministério.

Oramos para que Deus possa te abençoar ricamente.
Com muito amor de

Johan en Jeannette

No comments:

Post a Comment