Sunday, June 2, 2013

Um sortudo, um sessão de treinamento, e aposentadoria ou reciclagem?

“Nó, mamãe, eu fiquei tão nervoso quando tive ir ao médico de novo!”, meu filho Davi me contou pelo Skype. Davi nasceu com um caso sério de espinha bífida e hidrocefalia, o que o deixou paraplégico e com limitações intelectuais. “Pensei que ele iria me dizer que precisava fazer uma cirurgia, mas graças a Deus não foi isso...”

Davi gosta de jogar basquete
Função renal de 45%
Desde o início do ano temos andado muito preocupados com Davi quando descobrimos que os rins dele estavam falhando. Os médicos disseram que provavelmente ele precisaria de hemodiálise logo. Deram muito pouca esperança de melhora. Porém, muita gente começou a orar por ele. Aqueles ao seu redor, família, amigos, igreja, mas também pessoas ao redor do mundo que ficaram sabendo através de e-mails e Facebook. Tudo indica que Deus operou um milagre, juntamente com intervenções criativas dos médicos. A função dos rins foi de 15-20% para 27% e depois para 45%. Isso é fantástico! Estamos tão gratos!

Será que Deus vai fazer mais um milagre?
Pergunta estranha talvez para uma missionária, mas eu quase não ousei ter esperança. Deus já salvou a vida do Davi tantas vezes, será que iria fazê-lo de novo? Desde que o adotamos aos três anos de idade, temos passado incontáveis horas dentro de hospitais. Sempre quando precisou ser operado, eu pude estar com ele na sala de cirurgia, e em diversas ocasiões ele ficou à beira da morte. No início, os médicos disseram que não passaria dos oito anos de idade... Bem, aqui está ele com 26. Apesar de ter algumas limitações, vai ao médico frequentemente e usa remédios. De modo geral ele se sente bem e está curtindo a vida de maneira exemplar.

Sou sortudo.
“Mamãe, sou tão sortudo! Você também não acha?”, ele me disse durante conversa no Skype. Ops, meus olhos se enchem de lágrimas, e com voz meio embargada, respondi: “Sim você é sortudo demais!” Puxa, penso, que lição de vida! Obrigado Senhor Jesus.
Alexandre e Lorinda
28 anos, milhares de crianças e adolescentes.
Neste ano passaremos a liderança da base com os oito centros de atendimento às várias categorias de crianças em situação de risco a Alexandre e Lorinda. Temos trabalhado já há alguns anos para isso. Em Maio participamos juntos num congresso de liderança da JOCUM das América, no qual Alexandre foi ordenado nessa nova função. Em Outubro teremos ainda uma cerimônia local, e então, a partir de Janeiro 2014, não seremos mais os líderes desta base.

Ideia estranha, porque estivemos nesta função desde as primeiras iniciativas com os meninos nas ruas, 28 anos atrás. Desde então tivemos centenas de missionários que trabalharam na base. Milhares de voluntários de curto prazo vieram ajudar. Centenas de alunos passaram pela Escola de Discipulado e Treinamento (ETED) e pelo curso Crianças em Risco (CER). Milhares de pessoas oraram enquanto outros supriram as necessidades financeiras. Como resultado, milhares de crianças e adolescentes foram alcançados e ajudados com o amor de Cristo.

Crescimento
E agora? Não, o trabalho não vai parar, muito pelo contrário! Cremos que está chegando uma nova fase de crescimento.  Alexandre tem muitas qualidades na área de liderança. Ele tem estado conosco na base por 18 anos já, e tem muita visão para programar crescimento e multiplicação. Sua esposa, Lorinda, que é da Malásia e já está na base há 20 anos, está firme na convicção de que Deus quer fazer coisas novas e maiores na base e através da JOCUM em Belo Horizonte.

Reciclando
“Então, vocês vão se aposentar agora?” Esta pergunta já ouvimos várias vezes. Mas não, especialmente você que acha que aposentar quer dizer parar com aquilo que sempre fez para enfim fazer o que sempre gostaria de ter feito. Certamente temos gostado daquilo que temos feito até agora. Imagina o que poderia ser melhor do que andar com Deus, obedecê-lo e ser usado por Ele para alcançar crianças em situação de risco? Não posso pensar em nada melhor, realmente! Aposentadoria não é uma palavra usada em nossa família missionária. Trata-se, na realidade, de um novo ciclo em nossas vidas em que o foco será mentorear, apoiar e dar cobertura, ensinar e abençoar a geração mais nova.

Novo livro e ensinar com mais frequência
Estamos ainda descobrindo como implementar tudo isso. Mas já estamos com muitas ideias. Já comecei nosso segundo livro no qual planejamos integrar os ensinamentos que Johan sempre dá no curso Crianças em Risco. Além disso, planejamos estar mais disponíveis para dar aulas nos cursos da JOCUM pelo Brasil e o mundo. Nesse ano, no mês de Julho, vou dar aulas na Suíça, enquanto Johan vai dar aulas em São Paulo. Em Outubro daremos aulas juntos em Curitiba. Durante o mês de Novembro estaremos na cidade de Mumbai, na Índia, para falar num congresso grande, além de dar aulas no curso Crianças em Risco por algumas semanas. Quando entregarmos a responsabilidade final da base, estaremos liberados para viajar e dar aula em mais lugares distantes e por mais tempo.
 
Na frente do Mineirao em BH
Copa 2014
Estamos bastante animados com aquilo que Deus tem para nós nesse novo ciclo da vida. Porém, para o ano de 2014 a nossa agenda já está bastante cheia. Foi pedido a Johan ser o coordenador das equipes de evangelismo e compaixão que virão ao Brasil durante a Copa 2014. Estamos esperando centenas de equipes, o que será um desafio e tanto. Um dos assuntos em foco será a questão da exploração sexual e tráfico humano. Mas o que podemos fazer durante esses grandes eventos como a Copa? Muita gente já está se oferecendo para vir ajudar e compartilhar suas experiências, muitas vezes baseado na sua participação em eventos semelhantes anteriores, como as Olimpíadas em Londres ou as últimas duas Copas, na Alemanha e África do Sul.

40.000 meninas extras forçadas à prostituição
Durante a Copa na Alemanha, em 2006, estima-se que 40.000 meninas e mulheres foram levadas ao país para atender à demanda de prostituição. Na África do Sul, em 2010, a estimativa de meninas e mulheres adicionais forçadas à prostituição foi de 60.000. Queremos evitar a repetição desse tipo de prática durante a Copa no Brasil em 2014. Mas como? O primeiro passo será a conscientização.

Novela Salve Jorge e meninas salvas
Exibida até poucos meses atrás, a novela do horário nobre Salve Jorge tinha como assunto principal o tráfico humano. A despeito de nem todas as novelas necessariamente transmitirem valores cristãos, essa novela mostrou com clareza a maneira como as jovens eram traficadas. Moças são aliciadas com promessas de bons empregos em restaurantes, hotéis ou na indústria da moda e, consequentemente, ao chegar ao exterior, são surpreendidas com dívidas impagáveis, têm seus documentos apreendidos e são forçadas a se prostituir. A novela causou um efeito positivo no sentido de que pessoas começaram ligar para a policia a fim de denunciar situações semelhantes às que viram na tv. Isso tem resultado na libertação de várias meninas, o que é muito bom. Mas não quer dizer que o problema foi resolvido.

Filmes de instrução.
Não seria muito bom ter vídeos de conscientização para funcionários de companhias aéreas, motoristas de ônibus e pessoas que trabalham na rede de hotelaria em que poderiam aprender a reconhecer meninas em situação de tráfico e se inteirar de como denunciar e ajudar? Estamos com muitas ideias, mas vamos precisar de muita ajuda para realizar tudo isso. Orem por esses planos, para que entendamos a proposta de Deus.
Dentro do Mineirao
Sessão de treinamento.
Nesse mês de Junho teremos aqui no Brasil a Copa das Confederações da Fifa para oito seleções de diferentes países em seis sedes da Copa. Isso vai servir como uma sessão de treinamento para a Copa de 2014, tanto para os times como para nós também.

Duas semanas atrás fomos com grande parte dos obreiros das oito casas da JOCUM para o Mineirão, que foi todo renovado. Participamos de uma manifestação contra a exploração sexual e, juntamente com milhares de outros, demos um abraço do estádio. Foi um ótimo começo, com certeza, mas não podemos parar por aí. Johan tem se reunido regularmente com pastores e líderes na cidade para planejar estratégias que possam causar transformação baseada no evangelho, com vistas a esses grandes eventos como a Copa. Esteja orando conosco em prol destas atividades.

Queremos agradecer a todos que nos apoiaram nos últimos meses através de oração, finanças e encorajamento por e-mails. Não podem imaginar como nos sentimos abençoados por vocês. Desejamos a todos as maiores bênçãos de Deus!

Com amor,


Johan e Jeannette

No comments:

Post a Comment