Thursday, November 29, 2012

Mudança da Dilma para Holanda e trafico humano no Paraguay


Uma grande notícia! A Dilma (31) nossa filha adotiva, que também é surda, já se mudou para Holanda. Era necessário ela estar lá antes do dia 30 de Novembro para acertar toda a papelada necessária para fazer o processo de imigração direitinho e receber os benefícios do governo a que tem direito, apesar de já ter passaporte Holandês. Bons amigos nossos que estão nos ajudando neste processo vieram buscá-la, e aproveitaram para conhecer os ministérios aqui e a linda cidade de Belo Horizonte!



Despedida
As últimas semanas então foram dedicadas a momentos de despedida de todas as pessoas importantes na vida dela. Despedir das pessoas de sua igreja, que são em sua maioria surdos e dos missionários da JOCUM. Até conseguimos fazer uma visita à mãe biológica dela (com quem não tínhamos contato há oito anos), graças a um dos seus irmãos biológicos. Para Dilma tudo isso foi muito importante.



Fazendo os ultimos retratos
Festa com sorvete.
No sábado à tarde, no dia antes da viagem, fizemos uma festa com muito sorvete para os amigos mais chegados e família. Com temperatura em torno dos 35 graus foi um grande sucesso. No Domingo, dia da viagem, ainda fizemos um churrasco em família, e aí sim a Dilma estava pronta para viagem (e a gente também :) O maior desafio que ela vai encontrar por lá será o da comunicação. Ela usa Libras (Línguagem Brasileira de Sinais), que é bem diferente dos sinais da Holanda.  Ela sabe se comunicar por escrito em Português e Inglês, mas não em Holandês. Por favor, orem para que ela se adapte rapidamente e aprenda a Linguagem Holandesa de Sinais. Para aqueles que desejam mandar uma cartinha de encorajamento para Dilma, este é o novo endereço dela: Dilma Lukasse, Pinnenburgerweg 73, 3881 VC Putten, Holanda.

II Seminário para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e à Exploração Sexual Infanto - Juvenil
Tráfico de pessoas, Paraguai.
Além dos acontecimentos em torno da Dilma, realizamos um II Seminário para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e à Exploração Sexual Infanto - Juvenil aqui na base de Belo Horizonte. Tivemos a participação de um bom grupo de pessoas super motivadas. Logo depois, eu e Johan fomos para o Paraguai, onde ministramos seminários e falamos no plenário de um congresso de missões. Muitos pastores e líderes de agências missionárias, pessoas envolvidas em negócios, e até o atual ministro de Justiça, o ex-presidente do país e sua esposa, que se tornaram crentes, estavam presentes. O Paraguai continua com alto índice de pobreza, onde pouca atenção é dada às centenas de milhares de crianças em situação de risco. Tem um dos maiores índices de meninas que acabam em prostituição por causa do tráfico de pessoas. Por favor, orem para que as pessoas com quem conseguimos compartilhar sobre estas questões não sejam somente ouvintes da palavra, mas que se tornem praticantes.

Local da conferencia em Ciudad del Este

Juntos com Anja, uma moca de Paraguai quem ja foi voluntario em BH e agora trabalha com criancas em risco no capital, Asuncion.
Queremos agradecer a todos que nos ajudaram nos últimos meses com oração, finanças e/ou outras ações de apoio. Sem vocês não poderíamos desenvolver o trabalho como temos feito.

Natal
Se não tivermos a oportunidade de nos encontrar, queremos aproveitar e desejar a todos um Natal e Ano Novo cheios de significado, onde Jesus, que se tornou Emanuel, Deus conosco, possa guiá-los e inspirá-los em todos os momentos até o fim dos tempos.

Queremos honrar a Deus, e desejar a paz para todos na terra.
  
Que Deus os abençoe ricamente!

Johan e Jeannette

Uma dos nossos sete netinhos. Como e bom de ser avos!

No comments:

Post a Comment