Durante quase 60 anos de existência, este movimento missionário cresceu até se tornar um dos maiores grupos em número de missionários. Entre 5 e 6 milhões de jovens já passaram pela ETED (Escola de Treinamento e Discipulado), que é o curso necessário para entrada na JOCUM. Em torno de 30.000 obreiros de tempo integral servem em todo o mundo nas áreas de evangelismo, treinamento e ministérios de misericórdia.
”Então, Loren e Darlene, como conseguiram fazer tudo isso?”
Estamos juntamente com mais 350 pessoas, na sua maioria jovens brasileiros jocumeiros, numa conferência onde Loren e Darlene, os fundadores internacionais da JOCUM, estão presentes para pessoalmente encorajar e ensinar as novas gerações.
“A resposta é bem simples na realidade”, responde a Darlene. “São apenas 4 palavras: Ouvir, obedecer e nunca desistir! Escutamos a voz de Deus, Ele é nosso líder. Ele nos orienta sobre os próximos passos. Então obedecemos, e mesmo quando as coisas ficam difíceis, não desistimos”.
“Isso é o que basicamente ensinamos a todos os alunos das ETED´s”, acrescenta Loren com um sorriso, “não são estratégias espertas que inventei, o que o mundo chamaria ‘qualidades de liderança’, mas submissão à liderança do Senhor Jesus, escutando-O, obedecendo e não desistindo!”
Darlene joga os braços para o alto e exclama com entusiasmo: “Dissemos ´SIM´ a Deus, mesmo antes de saber o que Ele nos pediria! Aqui estamos, Senhor. Pode nos usar!”
As palavras permanecem povoando meus pensamentos. Estou tão grata por líderes que são obedientes a Deus e não querem receber a honra do ministério, mas dão toda glória ao Senhor Jesus. Eles nos orientam a ter Jesus no primeiro lugar nas nossas vidas, a segui-lo independentemente do custo, amando e servindo as pessoas à nossa volta.
Durante a conferência tivemos a oportunidade de dar alguns seminários sobre o trabalho com crianças em situação de risco, refugiados e como lidar com trauma nos filhos de refugiados. Foi muito gratificante poder encorajar aqueles jovens a dispor seus dons e talentos no serviço do Senhor em prol de crianças que tantas vezes passam por situações indescritíveis.
Dinossauros com uma Missão
Bem, Loren já está com 83 anos, Darlene é um pouco mais nova, mas ainda estão cheios de energia. Até nós já não somos mais tão jovens como antigamente. Às vezes as pessoas estranham quando dizemos que somos da JOCUM – Jovens Com Uma Missão. Como assim, jovens? Mas a grande maioria dos nossos colegas são jovens entre 18 e 30 anos de idade, mas há alguns “pais e mães” com cabelo branquinho. Esta geração é carinhosamente chamada “Dinossauros com uma Missão!”
Durante a conferência, e numa reunião na semana anterior estivemos juntos com muitos líderes das bases de todo Brasil. Alguns já são nossos amigos há mais que 30 anos. Gostoso demais estar juntos com um grupo de dinossauros assim!😊
Primeira reunião de líderes e obreiros das Escolas Crianças em Situação de Risco do Brasil
Na semana passada nos reunimos pela primeira vez com um grupo de líderes e obreiros dos programas de treinamento na área de Crianças em Risco do Brasil. No ano passado fizemos isso na Costa Rica com um grupo de líderes de escolas internacionais, mas agora no Brasil foi a primeira vez. É muito importante estar alinhado no que diz respeito ao currículo e aos requisitos da Universidade das Nações, da qual os cursos fazem parte. Mas o mais importante ainda é louvar o Senhor juntos, orar e escutá-lo, bem como uns aos outros.
Foi encorajador ouvir os planos sobre a multiplicação das escolas para os próximos anos. Novas escolas Crianças em Risco nas cidades de Manaus, Boa Vista e Salvador, mas também em outros países como Chile, Peru e nas Filipinas. Mais escolas significa que mais jovens serão treinados para começar ministérios com crianças em situação de risco ou melhoria da qualidade dos trabalhos já existentes. Mais crianças e suas respectivas famílias alcançadas com o amor de Deus. Isso nos deixa bem contentes!
Finanças
Somos muito gratos a todos que nos últimos meses intensificaram seu sustento em finanças e tantas outras maneiras de apoio. Obrigado por acreditar no trabalho que fazemos. Um abraço apertado a todos!
Criança natalina
Davi, nosso filho adotivo, nasceu com hidrocefalia e espinha bífida, no dia de Natal há 32 anos. Uma criança natalina. Um fato que provavelmente lhe salvou a vida, pois o neurologista que o atendeu no hospital resolveu dar-lhe um presente de Natal, uma bombinha especial que ele recebera dos EUA, e que na época era muito cara e não estava disponível no Brasil. Mas porque era Natal, o médico decidiu abençoar aquele bebê e implantou a bombinha nele.
Somos tão gratos por este presente de Natal tão especial! Mas o maior presente de Natal, a essência de tudo, foi que Deus nos deu seu Filho. O Deus grande e infinito, que fez todas as coisas que podemos ver e muito mais, se tornou uma criancinha, Emanuel, Deus conosco.
O apóstolo João escreve no seu evangelho (Jo 1:14, tradução da Mensagem):
“A Palavra tornou-se carne e sangue, e veio viver perto de nós. (“veio viver na nossa rua” está na tradução em Inglês) Nós vimos a glória com nossos olhos, uma glória única: o filho é como Pai, sempre generoso, autêntico do início ao fim”.
Oremos para que no próximo ano muito mais pessoas, famílias e seus filhos, refugiados e crianças em situação de risco possam conhecê-Lo e reconhecê-lo como seu Senhor.
Desejamos a todos um Natal cheio de significado, e muitas bênçãos para o ano que vem!
Com muito amor de Johan e Jeannette.
Pontos de oração:
- Agradeçam a Deus por líderes como Loren e Darlene, que mostram o caminho a trilhar, e que são um tremendo exemplo e encorajamento;
- Orem para que possamos sempre ouvir a Deus, obedecê-Lo e nunca desistirmos;
- Orem para que estejamos sempre dispostos a dizer ‘Sim’ a Deus, mesmo antes de sabermos a pergunta!;
- Agradeçam pelos seminários e aulas sobre Crianças em situação de Risco que podemos dar em todo o mundo;
- Orem para que cada vez mais jovens possam ser treinados para alcançar crianças em situações de risco e vulnerabilidade;
- Orem pela benção e orientação de Deus na multiplicação destas escolas em outras cidades e países;
- Agradeçamos juntos pelo maior presente de Natal: seu próprio Filho!
No comments:
Post a Comment