Sunday, October 24, 2010

Colera em Haiti

Cafe de manha na frente da nossa barraca.


Por causa de falta de energia e uma boa conexão de internet fica mais difícil a comunicação, mas mesmo assim estamos conseguindo colocar novas notícias!
A escola está indo muito bem. Os alunos estão nos surpreendendo, nos deixando orgulhosos! A Carla fez um programa de aconselhamento pós trauma com os alunos, e nos últimos dois dias eles fizeram o mesmo programa em uma escola primária de pouco mais de 100 crianças. Foi comovente vê-los em ação!
As infecções que Johan tinha no olho e no joelho estão bem melhores, e eu não tive nenhuma dorzinha na coluna. Estamos muito gratos!
Queremos pedir oração específica pela saúde do povo aqui.
Na quinta de manhã começaram surgir alguns casos de cólera na região de St. Marc, uma cidade 80 km ao norte de Port au Prince. Tem uma base grande da JOCUM por lá. O diretor, Terry Snow, estava levando uma pessoa para hospital, que não resistiu e faleceu no meio do caminho. No mesmo dia foram reportadas as mortes de 135 pessoas por causa da cólera, uma doença com diarréia e vômito tão violenta que as pessoas podem chegar a falecer dentro de poucas horas por causa de desidratação.
Acabou de chegar a Porto Príncipe também, a situação é preocupante, especialmente nas favelas e acampamentos que são lugares de alto risco por causa de:
• Falta de saneamento básico,
• Pequenos acampamentos de 10-20 barracas sem banheiros
• Nos acampamentos grandes tem banheiros químicos da cruz vermelha, mas fica difícil manter limpos com tanta gente usando.
• Falta água encanada, etc.
Temos amigos Holandeses que trabalham na área médica, eles estão trabalhando em St. Marc, mas nos contaram que logo vai faltar as coisas mais básicas: Soro, agulhas, luvas, etc.. Esperamos poder ajudar eles um pouco através dos nossos contatos.
Para os alunos já compramos várias garrafas de álcool em gel e cloro.
Por favor, orem por proteção contra a cólera, e que esta epidemia possa ser rapidamente controlada.
Que Deus possa abençoar vocês ricamente!


A igreja e escola primaria, liderado pelo pai de um dos nossos alunos. No terremoto eles perderem os seus predios, estas barracas foram recem construindos.

Nossos alunos aconselhando as criancas



Esta menina desenhou 4 membros da familia dela, quem morreram no terremoto.

Elas tem aula em cima dos escombros da antiga igreja e escola.

Johan cuidou das  criancas pequeninas enquanto nossos alunos ensinaram o aconselhamento pos-trauma para as professoras.


Esta menininha de tres anos cuidou da irmanzinha de 2 anos dela, que foi junto p/ escola. Mas no final ela estava tao cansada...e dormiu no meu colo. A mae delas morreu no terremoto.

2 comments:

  1. Johan,

    Conte com minhas orações. Se vc precisar que eu divulgue alguma coisa no meu blog sobre Haiti, me escreva que terei prazer em fazê-lo.

    Abraços,

    Renato Vargens

    ReplyDelete