Thursday, December 22, 2016

Feliz natal!



Acabamos de voltar do norte do Iraque, onde tivemos oportunidade de ensinar 22 professoras sobre como lidar e tratar traumas em crianças. Foi um tempo muito bom! Ficamos impressionados com a resiliência dessas mulheres, assim como a maneira com que olham diariamente com esperança para o Senhor renovar suas forças.

Com todas essas experiências ainda tão recentes, ficamos arrepiados ao ouvir os cânticos de Natal que falam sobre paz na terra. Oh, como estamos anelando por paz para Mosul e Iraque, paz para Aleppo e Síria!

Apesar de parecer tão longe, se olhamos bem, podemos ver o Reino de Deus manifestado nos lugares às vezes mais improváveis. Ele é Emanuel, Deus conosco, nos lugares mais desafiadores, para trazer conforto, salvação, cura e ser Senhor sobre todas as coisas.

"Glória a Deus nas maiores Alturas, Paz a todos os homens e mulheres na terra que lhe agradam!”

Monday, November 21, 2016

Inspirar a Geração Milênio a ajudar crianças em situação de risco

Curtimos demais nosso tempo durante este ano de 2016 com o grupo de jovens que acompanhamos no Rio de Janeiro. Vivemos lado a lado, demos muitas aulas, tivemos oportunidades para mostrar exemplos dos trabalhos com Crianças em situação de Risco, compartilhamos grandes experiências e crescemos juntos na fé.


O momento crucial veio no final da escola: O que irão fazer com tudo isso? Irão aplicar mesmo? Ou será que foi somente um tempo com “boas experiências”, ou apenas “um bom tempo”?

Grande maioria em missões por tempo integral

Ficamos contentes ao ver que as aulas foram mais do que somente informação interessante. Não, muito pelo contrário; os alunos ficaram cada vez mais envolvidos em várias categorias de Crianças em Situações de Risco, como com crianças que vivem nas favelas, onde o tráfico tem elevado a criminalidade de maneira terrível, ou com crianças, adolescentes e jovens que acreditaram nas promessas de aliciadores e entraram na rede de exploração sexual. 



Ao final da escola os alunos se sentiram chamados para alcançar essas crianças e adolescentes, e a grande maioria se juntou à JOCUM ou outras agências missionárias. Eles têm planos maravilhosos para alcançar crianças com o amor de Deus, e creio que ainda vamos ouvir da parte deles muitas histórias de sucesso!

Geração Milênio e YouTube
A geração atual, denominada ‘Geração Milênio’, tem acesso a informação instantânea na Internet. De receitas culinárias até como montar seu próprio carro. Através de filmes e tutoriais no YouTube, dá para fazer de tudo. Será que ainda vale a pena oferecer cursos, ir a lugares e dar aulas? Não seria melhor colocar tudo na internet e se aconchegar em casa? Bem, isso seria possível, mas será que seria efetivo?



Acreditamos que não, pois esta geração ainda precisa de pessoas que possam interpretar as aulas e a informação, que possam ser um exemplo através do seu estilo de vida e suas experiências.

Vejam o que alguns dos nossos alunos escreveram

São apenas alguns trechos do que eles expressaram para nós:

“Suas aulas viraram minha vida de cabeça para baixo…”

“Obrigado por compartilhar suas lições de vida e suas experiências. Seu estilo de vida foi uma grande inspiração…”

“Aprendi tanto com suas aulas! Me tocaram profundamente, e algumas feridas foram curadas…”

“Muito inspirador, vai me ajudar para o resto da vida…”


Portanto, estamos muito gratos. Gratos a Deus, que nos chamou para trabalhar durante este ano no Rio, e por ter provido todo o necessário para completar o trabalho. Gratos aos obreiros, que com seus dons e dedicação fizeram da escola um sucesso. Gratos aos alunos, que vieram com corações abertos para aprender e se dispuseram a colocar tudo em prática.

Em todo lugar por onde o Senhor nos guiará

Tudo isso tem nos dado um grande impulso para nos dispormos a continuar. Quando entregamos a liderança da base em Belo Horizonte em 2013, ficamos com mais liberdade para ir aonde o Senhor nos orientasse, para começar escolas para obreiros com Crianças em Risco, e dar aulas e seminários em igrejas e bases da JOCUM mundo afora.



Nos últimos meses deste ano ainda daremos aulas sobre Crianças em Risco em algumas outras cidades e igrejas no Brasil. E para o ano que vem estamos planejando fazer a mesma coisa em vários países da Ásia. Mas, sobre isso diremos mais na nossa próxima carta :)

Ajudar crianças nos acampamentos de refugiados

...Pois primeiramente faremos nossa quarta viagem para acampamentos de refugiados no Oriente Médio. Essas crianças, que fogem com seus pais, ou às vezes sozinhas, formam outra categoria de Crianças em situação de Risco.


Estamos planejando dar um seminário para professores numa escola dentro de um acampamento. Focaremos em ajuda às crianças traumatizadas por causa da guerra e violência. Por favor, estejam orando por nós. Este tipo de viagem é bastante pesado, tanto na questão de finanças, como física e emocionalmente. Somos gratos, no entanto, pela oportunidade em poder transmitir o amor e esperança de Deus para essas pessoas que já passaram por tantas situações terríveis.


Um tempo na Holanda

Antes do Natal esperamos estar na Holanda para poder celebrar o Natal com nossos filhos e netos “Holandeses”.


Pontos de Oração

  • Agradeçam a Deus pelo grande e maravilhoso grupo que tivemos oportunidade de treinar no Rio de Janeiro, e que agora está dando seus primeiros passos em missões;
  • Orem para que eles possam alcançar muitas crianças com o amor de Deus;
  • Agradeçam a Deus pelas portas abertas para poder treinar e encorajar os professores num acampamento de refugiados no Oriente Médio;
  • Orem pela segurança dos refugiados e de todos que tentam ajudá-los.
  • Intercedam pelas igrejas que fazem de tudo para ajudar os refugiados.;
  • Orem pela paz.

Natal, Deus conosco, nós com o Senhor

“Prestem atenção: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho; Eles o chamarão Emanuel (‘Deus conosco’ em hebraico).” Mt 1:23 (Mensagem)

O Senhor Jesus nasceu como um pequeno bebê, veio do céu para estar conosco na terra, para que todo aquele que nele crê possa viver junto com Deus e tenha a salvação.

“Deus conosco”. É o que desejamos a todos: às crianças nos acampamentos de refugiados, às famílias que necessitam criar seus filhos em favelas perigosas, aos jovens presos na exploração sexual. Com Deus tudo muda, a luz entra, as coisas ficam mais leves, se renovam e se resolvem!

Desejamos a todos vocês as mais ricas bênçãos de Deus!

Friday, August 26, 2016

Cinco mini-olimpíadas e uma festa na rua para as prostitutas

 

“Organizem cinco mini-olimpíadas em cinco comunidades carentes diferentes!”
. Foi a tarefa que Johan passou para os alunos da escola Crianças em Risco no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas. 
 

E foi surpreendente como a desempenharam com excelência. Após meses de aulas sobre crianças em situação de risco baseadas em princípios Bíblicos, os alunos estavam prontos para uma tarefa dessas.

Em média tivemos 80 crianças por comunidade inscritas. Não sei quem se divertiu mais, se as crianças ou os alunos e obreiros! Cada dia foi uma celebração nova!
 




As crianças simplesmente amaram. Foram divididas em 10 equipes representando 10 nações diferentes, e cada uma participou em até 10 atividades/esportes. No intervalo entre as atividades os alunos tiveram tempo para perguntar do que as crianças tinham gostado, quais foram os desafios, ouvi-las, e orar por elas.
 


No final todos receberam uma medalha de “ouro”, e as três equipes que tinham acumulado o maior número de pontos ainda receberam um troféu! Foi bonito observar que as crianças das equipes que se classificaram por último ficaram tão felizes quanto as que ficaram em primeiro. Que joia!
 



“É realmente de ti Senhor?”

Foi uma pergunta que tivemos que repetir várias vezes no ano passado ao preparar esta escola de oito meses para o ano olímpico no Rio de Janeiro.
 

E sim, foi o plano Dele! Vez após vez fomos surpreendidos pelo Senhor durante este tempo: Ele nos mandou um grupo maravilhoso de estudantes que se aplicaram muito bem; providenciou um apartamento para nós alugarmos bem pertinho da igreja que nos foi oferecida para usar de graça durante a escola. Mandou obreiros nota dez. Foi um tempo de grandes e pequenos milagres!

Dezenas de professores experientes.

Cada semana um ou mais professores vieram ensinar as lições e princípios baseados em profundas experiências. Como a Carla, que começou a casa Refúgio em BH para crianças afetadas por HIV/AIDS há quase 30 anos. Ou o Alexandre, que atualmente é o líder da base de Belo Horizonte, mas que antes liderara a casa Restauração para meninos de rua por muitos anos em BH. Ele veio junto com Anderson, um ex-menino de rua, que hoje lidera a casa Resgate em BH, trabalhando nas ruas e nos centros de detenção.
 


E assim tivemos dezenas de professores excelentes. Os alunos tiveram até aula com Michele e Romeu, nossa filha e genro, sobre como alcançar crianças através acampamentos de aventura. Também Johanneke e Jonathan e suas filhas conseguiram nos visitar durante este tempo. Como foi maravilhoso ter todos eles um tempinho conosco e curtir também nossos netinhos! J

A velha fabrica abandonada 

A igreja que nos permitiu usar seu prédio para realizar a escola e onde os alunos estavam hospedados também experimentou um tempo de crescimento. Havia uma sala para a escola dominical das crianças, mas não tinha uma criança sequer que vinda aos domingos de manhã. Isso logo mudou. Todo domingo de manhã um grupo grande de alunos ia até a velha fábrica abandonada que tinha sido invadida por muitas famílias que ali fizeram casinhas improvisadas, logo na esquina ao lado, para convidar as crianças. E assim durante todos os domingos muitas crianças eram trazidas por eles para a escola dominical.
 


Depois de algumas semanas algumas mães começaram também ir à igreja, logo seguidas pelas suas famílias. A igreja funciona em células, e nos últimos dois meses começaram dois grupos em lares perto daqui. Somos muito gratos por tantas bênçãos experimentadas!

Uma festa na rua para prostitutas
Durante as Olimpíadas fomos várias vezes para a Quinta da Boa Vista, um parque local, onde muitas jovens mulheres e homens fazem ponto para oferecer programa sexual. O local fica pertinho de uma das áreas de prostituição mais antiga do Rio, a vila Mimosa. Mas desde a Copa 2014 funciona neste bairro uma casa de oração por 12 horas diárias. Uma luz no meio das trevas.
 
Flores e cartões, feitos pelos alunos, para entregar.

Uma organização internacional, que luta contra exploração sexual, e com a qual também firmamos parceria durante a Copa, nos convidou para vir com toda escola a fim de ajudar a organizar uma festa para as prostitutas nessa área.

Num canteiro largo, entre duas pistas, com trânsito passando em ambos os lados, penduramos fios com luzes azuis, vermelhas e amarelas. Dispusemos biscoitos em formato de coração e refrigerantes em algumas mesas dobráveis. Alguns começaram a tocar e cantar músicas de louvor, enquanto outros foram convidar as mulheres munidos de lindas rosas em celofane. Logo muitas vieram ver o que estava rolando e foram recepcionadas calorosamente pelos nossos alunos. Receberam manicure de graça e, com comida, bebida e muita atenção pessoal logo se sentiram a vontade.
 

“Foi a melhor noite da minha vida!”, disse Ana Carolina, uma das mulheres. “Gostaria que não precisasse fazer este trabalho, mas tenho 4 filhos pequenos. Trabalho como técnica de enfermagem durante a semana, mas o salário é tão baixo que faço isso nos finais de semana para prover para meus filhos”. Outra menina confessou que era a primeira vez que vinha trabalhar aqui. Tinha apenas 17 anos. Umas amigas a tinham convencido de ir com elas para a rua, mas agora estava com sérias dúvidas...

Uma menina veio falar com uma das alunas, e as primeiras palavras dela foram: “Pode orar por mim?”

Outra contou que naquela noite foi a primeira vez que ela realmente experimentou amor, um amor dado sem pedir nada em troca...

Ao nosso redor vimos nossos alunos orando com travestis e moças, dando abraços, e orando mais um pouco. Vimos esperança nascer em muitos olhos cheios de lágrimas, esperança de que talvez exista outro caminho, esperança de que Deus não os tinha rejeitado, mas os amava apesar de tudo, esperança numa nova vida!

A semana final

Nesta semana teremos a formatura dos 32 alunos, e para grande maioria isso marca o começo de uma carreira em missões em favor de crianças em situação de risco. Muitos vão continuar na JOCUM, alguns vão trabalhar com as suas igrejas ou organizações missionárias. A maioria fica aqui no Rio, outros vão para outras cidades e países. Temos muito orgulho dos nossos alunos!
 

Vocês podem orar conosco para os alunos agora que eles começam a tomar os próximos passos nessa grande aventura com Deus?

Somos muito gratos a Deus, que nos capacitou, bem como a todos vocês que nos apoiaram através das suas orações e ajuda financeira. Foi maravilhoso poder ensinar os alunos e assim ajudá-los a começar sua carreira em missões; alcançar as crianças nas favelas com o amor de Deus; e de dar esperança para mulheres e homens quem trabalham na prostituição, uma esperança que leva a Deus, o Pai que ama todos.

Saudações a todos, e que a Deus seja toda a glória!

Desejamos a vocês as mais ricas bênçãos do Senhor.

Com muito amor,

Johan e Jeannette Lukasse

 

Pontos de oração:
  • Agradeçam a Deus pela escola maravilhosa que tivemos o privilégio de liderar no Rio.
  • Orem pelos alunos que, na sua maioria, começarão sua carreira em missões alcançando crianças em situação de risco;
  •  Agradeçam a Deus pela sua proteção durante este tempo no Rio.
  • Orem pelas crianças e prostitutas que foram tocadas pelo seu amor. 
Não deixem de ver o álbum de fotos deste tempo na nossa página de facebook: Johan Jeannette Lukasse

 

Thursday, May 12, 2016

Enxergando as crianças com os olhos de Deus

 

“Senhor, o que quer que façamos hoje?” perguntaram os alunos de uma das nossas quatro equipes durante o período de aulas práticas numa viagem evangelística. Enquanto oravam, receberam várias impressões: a cruz, amor, gratidão, picolé e parada de ônibus… Bem, o que tudo isso tem em comum? Especialmente os dois últimos itens!?!

Pensaram e resolveram ir a uma parada de ônibus local distribuir picolé de graça, com a mensagem que Jesus pagou um alto preço na cruz e que por causa disso podemos receber seu amor de graça, assim como aquele picolé também era de graça.

É maravilhoso poder viver para Deus!

“Foi incrível o que aconteceu depois”, contou Aline, uma das obreiras. “Deus tirou nossa timidez, nos deu as palavras certas e nos usou. Causou um impacto. Várias pessoas começaram a chorar quando falamos que Deus as ama. E então, bem ali, ainda na fila de ônibus, oramos por várias pessoas a serem salvas!”

Ouvimos um testemunho atrás do outro dos alunos: “Que maravilhoso poder viver para Deus! Ele quer nos usar!”

Aline colocou um pequeno filme no Facebook dela. https://www.facebook.com/aline.suhett.1/videos/1138200699563376/

 

Johan e eu estamos bem envolvidos com esta Escola de Treinamento e Discipulado (ETED) no Rio, e estamos gostando demais. Somos gratos por tudo que Deus está fazendo em e através das nossas vidas e dos alunos. É surpreendente observar jovens que se entregam de maneira radical ao Senhor, e o que Deus então pode fazer nas suas vidas!
 

Preparação para a Escola Crianças em Risco (CER) no Rio

Enquanto os alunos estão no tempo prático estamos ocupados com as preparações da Escola Crianças em Risco, que ocorrerá durante os meses de Junho, Julho e Agosto no Rio. Planejamos que além das aulas teóricas os 40 alunos, divididos em 7 equipes para as aulas práticas, farão evangelismo com crianças e as suas famílias em várias comunidades carentes no Rio e ministrarão às meninas que trabalham na Vila Mimosa, uma área de prostituição. Com as Olimpíadas tão perto, vai ser importante ter algumas equipes trabalhando especificamente contra a exploração sexual e tráfico de pessoas.
 

Fui com Johan visitar alguns destes lugares, e nos reunimos com líderes de projetos. É tão legal ver como Deus nos guia e abre as portas para nossos alunos aprenderem!
 

Lágrimas

No Rio existem em torno de 800 favelas, ou comunidades carentes. Algumas destas comunidades onde os alunos irão trabalhar ainda não foram “pacificadas”. Mas mesmo nas comunidades pacificadas, como na comunidade do Borel, onde a JOCUM mantém há mais que 20 anos um posto médico, creche e escola de música, precisamos de muita oração.

A polícia e os traficantes do Borel começaram algumas semanas atrás um tiroteio sério em frente ao portão verde do centro comunitário da missão. Dois dos nossos alunos tinham acabado de sair para pegar um ônibus quando se viram no meio do tiroteio. Assustados, conseguiram correr de volta para dentro da casa, onde se jogaram no chão juntamente com os demais obreiros. A equipe continuou seu tempo de oração e louvor deitada no chão enquanto ouviam os zunidos e pipocos das balas. Seus olhos estavam cheios de lágrimas, e isso não somente por causa do gás lacrimogêneo que começara a infiltrar pelas janelas. Quando finalmente abriram cautelosamente o portão, depois de mais de uma hora, encontraram à porta o corpo de um rapaz de 17 anos, um dos traficantes...
 

Enxergando as crianças com os olhos de Deus

Por favor, permaneçam em oração pela nossa segurança, dos alunos e dos obreiros, mas também pelas famílias que moram nas comunidades, que só conhecem esse mundo de guerra. Orem pelos meninos e meninas que crescem neste ambiente. Que os planos e pensamentos de Deus possam se cumprir nas suas vidas: “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, plano de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jer29:11)
 

Esperamos e oramos para que até o final de Agosto, quando termina o programa de treinamento de oito meses, os alunos possam ter aprendido a enxergar as crianças com os olhos de Deus, e que eles possam servir no longo prazo às crianças em situação de risco. Esperamos que estejam bastante inspirados e equipados para poderem começar novos projetos a fim de ajudar crianças que necessitam de (muita) ajuda para realizar o plano de Deus nas suas vidas.

Agradecemos a todos que nos ajudaram, oraram por nós e nos apoiaram de qualquer forma.

Que Deus possa abençoar vocês ricamente.

Com muito amor,

Johan e Jeannette Lukasse

 

Pontos de oração:
Por favor, estejam em oração pelos alunos e obreiros que estão no prático nesse momento. Agradeçam a Deus por todos – crianças, jovens e adultos – que entregaram suas vidas a Deus durante este tempo.

Orem pelo curso CER no Rio, para que Deus possa usar as aulas e tempo prático para sua honra e avanço do Reino nas vidas dos alunos e das crianças que serão alcançadas. Agradeçam ao Senhor pelo grupo maravilhoso de alunos e obreiros não somente no Rio, mas também em BH , Curitiba e outros locais onde a escola é oferecida.

Orem por proteção; nossa, dos alunos, dos obreiros e das crianças e suas famílias nas comunidades. Agradeçam pelas oportunidades de trabalhar em parceria com as igrejas e outras organizações.

Sunday, February 21, 2016

Você não deve apagar a luz durante carnaval!

“Vi como Deus está cuidando de mim até nos mínimos detalhes: quando meu creme dental acabou, encontrei um tubo novo no meu travesseiro, e hoje de manhã quando precisei de 90 reais para o transporte para o evangelismo de carnaval, achei 100 reais no bolso da minha calça que alguém tinha colocado…”

“Não consegui dormir à noite, estava tão inquieta. As aulas mexeram demais comigo. De repente, alguém colocou a mão no meu ombro. Era minha companheira de quarto. “Vamos orar juntas?”, ela sussurrou. Também não conseguia dormir. Mas depois que terminamos de orar e deixar nossos pensamentos e preocupações com o Senhor, dormimos como anjinhos!”
 

Uma nova família Jocumeira de 50 pessoas

Assim ouvimos vários testemunhos dos nossos alunos. No início de Janeiro começamos com 31 alunos e 19 obreiros o programa de treinamento de 8 meses no Rio de Janeiro. Mas vimos vários milagres acontecerem antes mesmo deste começo. Tínhamos anunciado o programa crendo que era o plano de Deus, e que Ele iria prover. Fizemos o website, aceitamos os primeiros alunos, mas ainda não tínhamos o local no Rio para realizar o programa. Fomos olhar algumas opções para alugar, mas era tudo muito caro. 

Milagres grandes e pequenos

De repente um pastor ofereceu o prédio da sua igreja que estava sendo pouco utilizado. Um lugar perfeito com vários dormitórios, cozinha industrial, refeitório que poderia também servir como sala de aula. Perto do centro do Rio, pertinho do metrô e dos trens, da supervia e com várias linhas de ônibus passando perto. Foi só o começo. As bases já existentes da JOCUM no Rio juntaram forças e conseguiram voluntários para pintar, limpar, reformar os banheiros e resolver muitos detalhes pendentes. Um membro da igreja ofereceu nos alugar um apartamento parcialmente mobiliado, praticamente ao lado da igreja, para durante todo o programa. Dezenas de alunos de 7 países diferentes se inscreveram, e obreiros de várias bases do Brasil vieram trabalhar conosco.
 

ETED e Escola CER

E assim, de repente temos uma nova “família” de 50 pessoas, que juntos no centro do Rio estão buscando a vontade de Deus para suas vidas e desejam espalhar o grande amor de Jesus. Muito especial e gostoso! Estamos curtindo este maravilhoso grupo de jovens que Deus mandou.

O programa todo se estende de Janeiro a Agosto e consiste de uma escola de Treinamento e Discipulado (ETED) e uma escola de Crianças em Situação de Riso (CER). Durante este período temos muitos dias de trabalhos práticos. 
 



No carnaval se passa todos os limites

No carnaval muitas pessoas fazem a festa durante os quatro dias e noites de folia e os excessos de álcool e sexo são os efeitos colaterais. O governo disponibilizou até 5 milhões de preservativos de graça, somente para época de carnaval. 
 

São dias quando muita gente passa os limites – o que eles depois lamentam. Mas as igrejas em geral ensinam os seus membros a não participar nesta festa, e geralmente organizam algum retiro ou acampamento durante esses dias de carnaval.

Não desliguem a luz!

“Mas”, Johan explicou aos alunos, “se nós somos a luz, e durante o carnaval nos retiramos da cidade para nos proteger contra o pecado do mundo, é como desligar a luz da cidade. Onde já tem tanta escuridão fica mais escuro ainda! Como cristãos deveríamos sair para as ruas nestas festas noturnas de carnaval e contar às pessoas, que na procura de amor e atenção se perdem no sexo e o álcool, onde podem encontram o verdadeiro Amor”.
 

Todos hospedados numa comunidade

Durante os quatro dias de carnaval ficamos então no meio de uma comunidade carente, nas dependências de uma entidade evangélica amiga da JOCUM. Dormindo no chão um ao lado do outro sobre colchonetes bem fininhos. Foi um choque para alguns de nós. Mas que tempo especial acabamos tendo! Durante os dias, visitas aos lares, programa para crianças, programa para mães e uma visita a uma casa de recuperação de dependentes químicos.
 

Grandes copos descartáveis de cerveja

E depois, das 22:00 às 2:00 da manhã, todo mundo caminhou junto para a avenida principal do bairro que tinha sido fechado para as festividades. Encontramos famílias inteiras, fantasiadas das maneiras mais diversas. Muitos pais com os seus filhos adolescentes vestiam roupas sensuais de mulher. Vimos mães com chifres de capeta com luzinhas vermelhas na cabeça acompanhadas de suas crianças pequenas e bebês nos braços. O que nos tocou foi o tremendo vazio numa festa assim, e quanta gente está à procura de alegria e sentido para suas vidas, e que pensam poder encontrar isso nos grandes copos descartáveis de cerveja.
 


“Vamos dar tudo!”

Os obreiros e os alunos tinham preparado um programa de evangelismo bem legal; fizeram peças de teatro, danças, teatro com fantoches, malabarismo, cuspiram fogo e formaram uma pirâmide humana. Isso chamava bastante atenção. Após o programa deram um testemunho curto e aí todos se espalharam para conversar com as pessoas em volta. Maravilhoso! Oraram com muitos adultos e crianças, e vários entregaram suas vidas ao Senhor aí mesmo.
 

E apesar de estarem todos cansados do programa tão intenso – e poucas horas de sono –, foram para as ruas todas as noites com entusiasmo crescente para propagar as boas novas do evangelho. Que privilégio poder trabalhar com um grupo de jovens tão legal! Estamos gostando demais!
 

“Ninho vazio”

Agora que estamos ficando no Rio por 10 meses, estamos longe de todos nossos 5 filhos. Sempre tinham alguns que moraram ao lado ou relativamente perto. Ninho vazio mesmo agora! Estamos com bastante saudade. 
 

Mas em Dezembro tivemos o privilégio de ter algumas semanas de qualidade com Johanneke, Jonathan, Michele, Romeu e os nossos netinhos: fizemos muita coisa legal, comemos muitas coisas bem gostosas, conversamos por horas a fio, fizemos biscoitos com as crianças, acampamos no quintal, andamos de patins, etc. Foi tão gostoso estar juntos assim, apesar da saudade que sentimos turma que mora na Holanda.
 

MUITÍSSIMO OBRIGADO!!


Queremos agradecer a todos que nos apoiaram nos últimos meses, seja em oração, finanças, encorajamentos, etc. É tão legal saber que tem pessoas que se importam conosco, nos apoiam, e nos dão suporte de muitas maneiras. Sem vocês seria impossível fazer este ministério.

Oramos para que Deus possa te abençoar ricamente.
Com muito amor de

Johan en Jeannette